Conheça No Domínio de Suã, do escritor Milton Coutinho - Tomo Literário

Conheça No Domínio de Suã, do escritor Milton Coutinho

Compartilhe

 


O título e a primeira frase do livro remetem à busca proustiana do tempo perdido – referência a um dos grandes clássicos da literatura mundial –, mas a história contada pelo narrador de No Domínio de Suã (7Letras, 322 páginas), romance de Milton Coutinho, é bem contemporânea e expõe a mais crua realidade brasileira.

 

O livro alterna o discurso em primeira e terceira pessoas, numa mistura de autoficção, ensaio e outros gêneros literários, com o narrador – homem sem qualidades – contando sua formação e o que lhe coube viver. Utiliza, para isso, variadas referências artísticas e culturais que muito enriquecem a obra. Assim, narrará a sua história de homem branco da ‘classe dominante’, pai adotivo de um jovem afrodescendente que, por sua vez, se apaixona pela namorada de um traficante de drogas.

 

O cenário é o Rio de Janeiro, cidade partida em que a desigualdade, a violência e segregação racial assaltam os olhos, corações e mentes. Quando o Brasil é indicado para liderar a Missão da ONU para a Estabilização do Haiti, o rapaz viaja ao país da América Central e pede aos pais que abriguem a namorada em casa. As consequências são avassaladoras.

 

Na segunda parte do livro, o protagonista encontra-se em exílio voluntário em Portugal, para tentar exorcizar tudo o que viveu. E na terceira, tendo entendido que só poderá fazê-lo em seu próprio país, retorna ao Brasil numa tentativa desesperada de fazer as pazes com o passado.

 

“No domínio de Suã” é um romance poderoso, atraente e instigante. Um livro que comove e diverte, tocando nos diversos nervos expostos da sociedade brasileira. Transformador.



Sobre o autor:


Milton Coutinho nasceu no Rio de Janeiro em 1966. Publicou os livros de contos “X, Y, Z” e “As horas velozes” – finalista do Prêmio Jabuti 2002 –, e o romance “Sanzio”.

https://www.facebook.com/MiltonCoutinhoEscritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages