Projeto 'Se Esta História Fosse Minha' incentiva a leitura entre crianças durante a pandemia no nordeste - Tomo Literário

Projeto 'Se Esta História Fosse Minha' incentiva a leitura entre crianças durante a pandemia no nordeste

Compartilhe



Iniciativa contou com o apoio da Nívea e impactou mais de 5.000 estudantes de escolas públicas, além de educadores e famílias

 

O agravamento da pandemia provocada pelo Covid-19 provocou o afastamento de estudantes das escolas e, a maioria, de atividades de aprendizado. O impacto na educação de crianças é imenso. Diante deste cenário, a Piraporiando uniu forças com os setores públicos e privados para fomentar a leitura em cinco escolas públicas e uma ong da região nordeste do país, em específico nas regiões de Carrapateira e São José de Piranhas, atendendo instituições em áreas urbanas e rurais. 

 

Com apoio institucional e patrocínio da Nívea, a Piraporiando realizou o projeto ‘ Se Esta História Fosse Minha’ que resultou na distribuição de 5.332 livros, apoio e orientação de 86 educadores e educadoras, incluindo as famílias, para realização de atividades com crianças e adolescentes na temática da diversidade, a partir das obras literárias de autoria de Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando.  

 

Na atividade de mediação de leitura, crianças e adolescentes respondiam: 'E se esta história fosse minha?’ após a leitura dos livros. Os participantes tinham a tarefa de criar novas narrativas da história por meio de textos ou ilustrações. 

 

As crianças menores, em fase de letramento ou alfabetização, criavam desenhos para contar novos finais da história. Além desta atividade, o projeto ainda contou com bate-papo literário. Por meio de troca de vídeos, os participantes trocaram experiências sobre as atividades e a importância da iniciativa. 

 

A instituição Criança Feliz, ong apoiada pelo projeto,  atende crianças na primeira infância. As atividades de leitura e de criação de novos cenários tiveram excelentes resultados, principalmente na aproximação com as famílias para fomentar a importância da leitura, da criatividade, da imaginação, do brincar e da diversidade.

 

‘’Este projeto foi muito importante para a nossa escola, mesmo com tantas dificuldades por causa da pandemia, tudo ocorreu com muito zelo e dedicação. Foi muito gratificante receber os livros e termos a oportunidade de fazer as atividades que atenderam da melhor forma possível nossas necessidades’, conta a professora Samara Tavares da Escola Municipal de Ensino Fundamental  Galdino da Silva, no município de Carrapateira.

 

Já o professor Marcos, da Escola Antonio Lacerda Neto destacou a alegria dos alunos e alunas de poderem levar os livros para casa, recebendo o material com muita celebração. ‘’Eles ficaram muito felizes de saber que aquele material era deles, e que poderiam ler os livros quantas vezes quisessem. Foi emocionante‘’,  conta.

 

“O projeto chegou na região num momento de extrema dificuldade por causa da pandemia de Coronavírus. Este trabalho foi um movimento de interações sócio educacionais e afetivas e, de acordo com os próprios participantes, de extrema importância, pois havia pouco direcionamento sobre quais atividades realizar com as crianças e adolescentes durante a pandemia”, destaca Janine Rodrigues. 

 

Sobre o projeto:

 

O projeto ‘’Se esta história fosse minha’’ vem sendo realizado pela Piraporiando desde 2016 e já aconteceu em 4 estados brasileiros.  Durante a realização deste trabalho, a autora dos livros da Piraporiando e idealizadora do projeto, Janine Rodrigues, ganhou o Prêmio Arte Escola, oferecido pela Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. O prêmio foi dado pela idealização e realização do projeto Se esta história fosse minha, que já beneficiou mais de 20 mil crianças e adolescentes e mais de 12 mil educadores. 




Sobre a Piraporiando:

 

É uma Edtech-Edutainment focada em Educação para a Diversidade. Criar obras literárias, conteúdos de arte-educação, formação e consultoria em Educação para a Diversidade que têm por objetivo a educação antirracista, antibullying antipreconceito.

 

Os principais pilares do trabalho são a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), da UNESCO, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as Leis 13.185/2016 (antibullying), Lei 10.639/03 e Lei 11.645/08 (educação antirracista), a LDB – Leis de diretrizes básicas da educação e a Declaração de Salamanca.

 

A Piraporiando foi eleita em 2019 uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação - Liga Insights EdTech em parceria com a F, Saint Paul, Kroton, Ser Educacional, Adtalem, CEL.LEP, ESPM dentre outros. Reconhecida pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB).

 

Recebeu em 2018 a chancela da Fundação Palmares pelo trabalho em prol da Educação Antirracista. Prêmio Criança da Fundação Abrinq 2018. Recebeu o Selo Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro. Integrante da Rede Nacional de Proteção à Primeira Infância. Integrante do Mapa Cidades Sustentáveis, produzido pelo Quintessa e Instituto Vedacit para visibilizar organizações que atuam para o desenvolvimento de cidades sustentáveis e que atendem os ODS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages