Jornal em São Camilo da Maré, livro de Ademir Pascale, participa do 4º prêmio Kindle de Literatura - Tomo Literário

Jornal em São Camilo da Maré, livro de Ademir Pascale, participa do 4º prêmio Kindle de Literatura

Compartilhe

"Não é só a morte que iguala a gente. O crime, a doença e a loucura
também acabam com as diferenças que a gente inventa."
Lima Barreto

O livro Jornal em São Camilo da Maré, do escritor Ademir Pascale participa do 4º Prêmio Kindle de Literatura. O e-book está disponível na Amazon e pode ser adicionado gratuitamente para quem tem Kindle Unlimited.

O prefácio ficou por conta do Sérgio Simka, mestre e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP.

Sinopse e prefácio:

Jornal em São Camilo da Maré é um poderoso antídoto às feridas que a nossa sociedade perpetua, pois o ser humano da qual faz parte é um ser, muitas vezes, abjeto, cuja índole e, por consequência seus atos, o levam a um patamar dificilmente superado pelos animais mais ferozes.

Não concorda? Por que, então, o ser humano discrimina o outro ser humano? Jamais deveria humilhá-lo por causa de o outro ser pobre, afrodescendente, andar malvestido, ser estudioso, não usar drogas, respeitar as pessoas, os professores, não tolerar injustiças.

Pois é o que ocorre com o protagonista da história, o “nosso” Camilo. E será logo “seu”, pois, à medida que a leitura for se sucedendo, o leitor torcerá para que o seu rival, o Alemão, cara supermalvado, entre pelo cano, pague por todas as brigas levadas a cabo.

Camilo, garoto brilhante, após ser constantemente humilhado, resolve ir à luta. Mas a sua arma não é a violência, num contexto de mais violência, e sim a inteligência: resolve denunciar as injustiças, não só pessoais mas de sua comunidade, publicando um jornal.

A força do jornal, naquela comunidade pobre em todos os sentidos, é avassaladora. E... E o leitor precisa ler, vai se obrigar a ler até o final. Pascale tem uma narrativa fluida, não escreve para encher linguiça, utiliza diálogos rápidos e cortantes, com sabedoria, vai direto ao ponto, dá a sua mensagem. E a mensagem que o livro traz é a de esperança.

Ainda existem pessoas boas no mundo.

Ainda prevalece o Bem, apesar do cenário de violência, injustiça, desordem, desumanidade, caos.
Mas antes que o Bem prospere, ele deve vir de dentro das pessoas.


Sobre Sérgio Simka que fez o prefácio da obra:

Mestre e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP, é professor universitário desde 1999. Autor de mais de cinco dezenas de livros publicados nas áreas de gramática, literatura, produção textual, literatura infantil e infantojuvenil. Idealizou, com Cida Simka, a série Mistério, publicada pela Editora Uirapuru. Organizador dos livros Uma noite no castelo (Editora Selo Jovem, 2019) e Contos para um mundo melhor (Editora Xeque-Matte, 2019). Autor, dentre outros, do livro Prática de escrita: atividades para pensar e escrever (Wak Editora, 2019). Membro do Conselho Editorial da Editora Pumpkin, integrante do Núcleo de Escritores do Grande ABC e colunista da Revista Conexão Literatura.

Adquira o e-book na Amazon. Para quem tem Unlimited é gratuito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages