[Entrevista] Rodrigo Fonseca - Tomo Literário

Rodrigo Fonseca vai lançar seu novo livro Sangue de Sereia, publicado pela Constelação Editorial, na Horror Expo. O escritor começou a publicar em 2011 no Wattpad e tem contos em antologias, além de romances.

O Tomo Literário publica a entrevista realizada com  Rodrigo Fonseca em que ele fala sobre o início de sua jornada no meio literário, como surgiu a ideia de seus livros, a expectativa para o lançamento,  fala sobre o mercado literário e muito mais.

Tomo Literário: Conte-nos como foi o início do seu contato com o universo literário.

Rodrigo Fonseca: Bom, assim que aprendi a ler comecei a devorar os livros que tinha acesso, li muitos gibis da Turma da Mônica, livros com história da Disney e comecei a pensar no meu final ideal para essas histórias quando não gostava de como havia terminado. Depois comecei a criar minhas próprias histórias, que escrevia nos meus cadernos da escola. No Ensino Médio escrevi roteiros de peças de teatro que apresentamos na escola e me apaixonei ainda mais por esse universo ao ter aulas de Literatura. E finalmente em 2011 comecei a publicar no Wattpad.

Tomo Literário: Sangue de Sereia é o seu mais recente livro. Como surgiu a ideia dessa obra?

Rodrigo Fonseca: Durante um bate-papo na faculdade, uma amiga comentou que era fascinada por sereias e me indicou alguns documentários para assistir. E no meio dessa conversa surgiu a ideia para o livro. Isso foi em 2011, como estava dedicado escrevendo a saga Projeto 94, deixei a ideia guardada e fui retomar em 2018.

Tomo Literário: Você fará o lançamento do livro na Horror Expo e também terá um outro lançamento no final do ano. Qual a expectativa?

Rodrigo Fonseca: Estou muito animado! E com borboletas no estômago! A minha carreira literária tem me proporcionado momentos únicos: participar de bienais, eventos literários e agora lançar um livro nesse super evento que será a Horror Expo. Mas como sei que muitas pessoas que me acompanham não poderão ir ao evento, resolvi marcar esse outro lançamento com entrada franca para todos os meus amigos, familiares, leitores.

Tomo Literário: Projeto 94 e Genes Letais são outros livros que você publicou. Qual foi a inspiração para esses livros?

Rodrigo Fonseca: Sempre gostei de histórias de super heróis. Então meio que foi natural começar a escrever pelo o que mais consumia na época. Outro fator foi que na época, tinha uma novela no ar que meus pais amavam, Caminhos do Coração, a novela dos Mutantes. Eu achava os diálogos muito ruins (risos) e não gostava de assistir, mas pensei em fazer algo envolvendo pessoas com super poderes porque sabia que meus pais iriam gostar também. Queria envolvê-los com minha história assim como gostavam dessa novela.

Tomo Literário: Você também tem contos disponíveis na Amazon. Transitando entre romance e contos, qual deles você diria que melhor representa o seu estilo de escrita? Por que essa escolha?

Rodrigo Fonseca: Contos eu escrevi muitos por causa das antologias que participei, alguns outros que tenho são de projetos que não conseguir mandar no prazo. Mas acredito que um romance representa melhor meu estilo de escrita.


Tomo Literário: Como você tem percebido o mercado literário brasileiro e o papel de entidades do livro como a ABERST?

Rodrigo Fonseca: Eu vejo o mercado brasileiro com muito otimismo. Apesar dos pesares, sei que aos poucos temos dados estamos melhorando e conquistando mais leitores, a ABERST e outras editoras tem feito um trabalho essencial que contribui para essa mudança positiva, fazendo com as pessoas consumam e admirem mais os autores nacionais. Sou muito sonhador, então sempre penso que tudo vai dar certo e melhorar. Gosto de sonhar grande porque sonhar pequeno dá o mesmo trabalho e é menos inspirador.

Tomo Literário: De modo geral o que te move a escrever?

Rodrigo Fonseca: Escrevo porque tem histórias que gostaria de ver ou por sentir falta de determinadas histórias, escrevo sobre o que gosto de ler, escrevo porque me sinto mais feliz e completo ao fazê-lo. É como se houvesse mais em mim para ser encontrado quando faço isso. Amo escrever e não consigo me imaginar fazendo outra coisa.

Tomo Literário: Você está lendo algum livro atualmente? Que livro ou livros você recomendaria aos leitores?

Rodrigo Fonseca: Estou lendo atualmente Eu vejo Kate. Recomendo todos os livros da Cláudia Lemes, Quando Ela Desaparecer do Victor Bonini... Nossa, a lista é grande viu (risos). Posso ficar citando livros e autores até amanhã!


Tomo Literário: Quais são os escritores que você admira ou que, de alguma forma, influenciaram o seu trabalho como escritor?

Rodrigo Fonseca: Como gosto muito de fantasia, distopia e terror, autores desses gêneros sempre são inspirações: Suzanne Collins, Scott Westerfeld, Marie Lu, Veronica Roth, Cassandra Clare, Marcus Barcelos, Marcos DeBrito, Cláudia Lemes, Victor Bonini, Stephen King, entre outros.

Tomo Literário: Há algum assunto que não abordamos e sobre o qual você queira falar?

Rodrigo Fonseca: Não, só gostaria de deixar claro minha admiração pelo Tomo Literário, sério, sou fã!

Tomo Literário: Quer deixar um comentário para os leitores?

Rodrigo Fonseca: Gostaria de agradecer por todos os leitores que me acompanham, pelo incentivo e carinho com minhas obras. E convidar todos os leitores do blog a continuarem apoiando a literatura nacional!

Um comentário:

  1. Sucesso Rodrigo! Vc é um maravilhoso escritor com uma longa estrada pela frente! :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.

Pages