[Entrevista] Camila Piva - Tomo Literário

Camila Piva é escritora, designer, empresária e estudante de Filosofia. Ela conversou com o Tomo Literário e falou sobre seus livros, o contato com a literatura, dificuldades no processo de publicação, novos projetos e muito mais. Confira a entrevista na íntegra.

Tomo Literário: Para começarmos, como foi o seu primeiro contato com a literatura? E quando e como decidiu ser escritora?

Camila Piva: Meu primeiro contato foi na infância. Sempre fui frequentadora assídua da biblioteca da escola. Lia de tudo, coleção vagalume, contos, quadrinhos... sempre amei a leitura.

Por sempre amar livros, desde pequena eu dizia que seria escritora, antes mesmo de me alfabetizar. Eu pedia cadernos para minha mãe. Rabiscava “morrinhos” fingindo que estava escrevendo e decorava as historinhas que inventava na hora, depois as lia (risos). Cresci e o fluxo da vida foi me levando para outras áreas, cursei design, fui programadora de sistemas, fundei uma agência de comunicação, e chegou uma hora que senti que precisava resgatar aquele velho sonho de escrever. Acredito que tudo tem a hora certa de acontecer, então devo ter “mudado” de caminho por tempo para adquirir bagagem para minhas escritas.

Tomo Literário: Quero Ser Uma Youtuber foi um livro lançado em parceria com Julia Silva (youtuber de 12 anos com mais de dois milhões de seguidores). Como surgiu a ideia da publicação?

Camila Piva: Eu a conheci na Bienal do livro de São Paulo. Pouco antes dela chegar conversei com inúmeras fãs dela. Ali mesmo na fila de autógrafos a Mila (personagem do livro) foi surgindo na minha cabeça. Ouvi várias histórias engraçadas das crianças e achei que daria um bom livro. Então sugeri para minha editora, e ela me colocou em contato com a Julia. A partir do interesse dela começamos a desenvolver a história. 

Tomo Literário: Qual foi a maior dificuldade no processo de publicação?

Camila Piva: A dificuldade em ser publicado está em encontrar sua voz, em descobrir quem é você como escritor. E escrever. Não hesite em pedir ajuda, fazer cursos, contratar um crítico literário para avaliar seu projeto. Eu contei, e conto até hoje, com as críticas e revisões da Marcia Guidin, da Miró Editorial, que faz este trabalho.

Se uma história é boa, está pronta, o editor vai querer publicar. Claro, vamos nos lembrar que Harry Potter foi recusado por muitas editoras. Mas sucesso era a única possibilidade para aquela obra. Era só questão de persistir. A minha dificuldade foi encontrar uma editora que estivesse aberta a receber originas, pois, a maioria, na época em que comecei a procurar, não estava aberta a nenhuma nova publicação. Recebi duas recusas, uma proposta de publicação paga por mim e vários silêncios (risos), até que achei a Ciranda Cultural que abraçou o projeto. 


Tomo Literário: Como tem sido a receptividade de crianças e adolescentes em relação ao livro?

Camila Piva: Elas me contam que riram muito com a Mila, a personagem é muito engraçada, e que ajudou elas a controlarem a ansiedade. As mães também me escrevem contando que os alertas que o livro possui, em como se expor e brincar com segurança, tem as apoiando bastante.

Tomo Literário: Seu outro livro, chamado Viva Este Livro é interativo. Qual o objetivo da obra?

Camila Piva: O livro tem o objetivo de auxiliar as pessoas no processo de autoconhecimento. Através de diversas atividades o leitor vai brincando e sendo convidado a revelar alguns aspectos importantes da sua forma de pensar e agir. No final, o leitor é convidado a selar o livro por 10 anos, e depois disso abrir e encontrar ali si mesmo, seus medos, sonhos e essência.

Tomo Literário: Para criar as ações propostas no livro entrou em cena o lado designer da Camila Piva? Como foi o processo de criação das atividades?

Camila Piva: Entrou sim, eu construí pensando em como seria impresso, mas o projeto editorial é da Ciranda Cultural. Ficou muito lindo eu aprovei de primeira.

Tomo Literário: De modo geral, o que te inspira a escrever?

Camila Piva: Meu processo de autoconhecimento, meus estudos de filosofia, os meus questionamentos perante a vida e as pessoas que encontro no caminho.

Camila Piva | Foto: Divulgação.

Tomo Literário: Está trabalhando em algum novo projeto literário? Pode nos contar?

Camila Piva: Estou sim, em dois projetos. Posso dizer que um deles continua na linha editorial dos meus primeiros livros e outro é para o público mais jovem adulto. Só isso por enquanto. (risos)

Tomo Literário: Que autores e livros você indicaria a um amigo?

Camila Piva: Sou apaixonada por Paulo Coelho. Indico “O Alquimista” para todos. Li a primeira vez com 10 anos e sempre gosto de reler, é o tipo de obra que revela facetas com o seu crescimento pessoal. Também gosto muito de André Vianco, no momento estou lendo “Penumbra” e adorando.Sou fã de Neil Gaiman também, Douglas Adams e Chimamanda. Para quem quer desenvolver o lado criativo e gostaria de se tornar escritor eu indico o “Grande Magia” da Elizabeth Gilbert.

Tomo Literário: Quer deixar algum comentário para os leitores?

Camila Piva: Quero agradecer primeiramente vocês pelo convite e agradecer todo carinho que estou recebendo neste caminho lindo que é o caminho da literatura. Quem quiser ficar por dentro do meu trabalho é só me acompanhar nas redes sociais, twitter e instagram @CamilaPivaReal ou meu site www.CamilaPiva.com.br

Conheça os livros de Camila Piva

Quero Ser Uma Youtuber

Uma garota. Um diário. Um sonho. Ludmila, mais conhecida como Mila, é fã da Julia Silva e sonha em ser uma youtuber famosa. Mas ela vai descobrir que isso não é tão fácil quanto ela imagina. Com a ajuda da família e dos amigos, Mila vai em busca de seu sonho. Mas, entre brinquedos, novelas, desafios e gnomos, as coisas nem sempre saem conforme o esperado. Será que ela vai conseguir realizar seu sonho de ficar famosa?

O livro está disponível na Amazon | Saraiva | Livraria Cultura.


Viva Este Livro

Mais do que momentos de criatividade, este livro propõe uma grande aventura: uma viagem rumo ao seu próprio eu. Ao realizar as ações, será possível conhecer mais sobre si, compartilhar emoções e sentimentos, encontrar a felicidade em pequenas coisas. Além de garantirem momentos lúdicos, as ações propostas aguçam a experimentação libertária do leitor.

O livro está disponível na Amazon | Saraiva | Livraria Cultura.

Acompanhe a escritora nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages