Dia do Livro Didático: a cartilha que ensinou mais de 48 milhões de brasileiros - Tomo Literário

Dia do Livro Didático: a cartilha que ensinou mais de 48 milhões de brasileiros

Compartilhe

No dia 27 de fevereiro comemora-se o Dia do Livro Didático, e não tem como falar deste assunto sem lembrar da famosa cartilha Caminho suave, atualmente publicada pela Edipro. Criada em 1948, por Branca Alves de Lima (1911-2001), educadora brasileira, a cartilha foi utilizada como livro oficial do Ministério da Cultura para alfabetização durante quase cinquenta anos, alcançando uma marca de mais de 40 milhões de exemplares vendidos e 132 edições.

A autora formou-se na Escola Normal do Braz (atual Escola Estadual Padre Anchieta), em 1929, e lecionou por quinze anos. Ela desenvolveu a Caminho Suave baseada em sua experiência com os alunos em classe, e depois veio a fundar a própria editora. A intenção da publicação era extinguir o analfabetismo no Brasil.

O projeto utiliza de ilustrações que se assemelham às letras, e foi nomeado pela própria Branca como “Alfabetização pela Imagem”, assim o aluno faria a associação por imagens e palavras-chave. Os discentes automaticamente vinculavam a letra com a imagem, como exemplo, o rabo de um cachorro era desenhado a partir da letra “c”, ou mesmo, a alça da jarra a partir da letra “j”.



Com o compromisso de apoiar e auxiliar no processo de alfabetização, que as edições Caminho Suave, hoje parte do grupo da editora Edipro, mantém em seu catálogo as publicações atualizadas desta coleção. A parceria é um acordo em prol da educação no país para manter vivo todo o projeto da educadora (in memorian) Branca Alves de Lima.

O sucesso do método fácil, verdadeiramente testado e aprovado, fez com que esta cartilha obtivesse a classificação de multifuncional: serve para alfabetizar crianças, jovens e idosos; é muito usada entre estrangeiros, especialmente, pelos japoneses; serve como método de reforço de alfabetização; e é usado amplamente em programas de alfabetização solidária.


Além da multifuncionalidade, há ainda a lembrança afetiva que a coleção traz aos que por ela foram educados. Assim, a cartilha pode ser, inclusive, dada como um presente aos que já saíram da escola, mas também às crianças como conteúdo complementar, para pintar e aprender brincando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages