Publicado
pela primeira vez em 1973, "Vagamundo" trata-se de uma coletânea de
contos que inauguraram o estilo de Eduardo Galeano. O título,
que figurava apenas na Coleção Pocket da L&PM Editores, chega
agora em formato convencional, em tamanho 14x21 cm.
Os contos são divididos em temas, de acordo com os elementos presentes nas narrativas, vagueando entre assuntos variados sem deixar de lado componentes fantásticos e a crítica social que lhes são característicos.
Em "Vagamundo" é possível emocionar-se com a história de um pai apenado que conversa com o filho pelas grades do presídio bem como acompanhar um ritual fúnebre de um recém-nascido conduzido pela figura animalesca do diabo católico. Apesar da brevidade de suas narrativas, Galeano impacta o leitor e faz do texto um instrumento para a crítica de instituições como o governo e a religião.
Sobre o autor:
Eduardo Galeano (1940-2015) nasceu em Montevidéu, no Uruguai. Viveu exilado na Argentina e na Catalunha, na Espanha, desde 1973. No início de 1985, com o fim da ditadura, voltou a Montevidéu.
Recebeu o prêmio José María Arguedas, outorgado pela Casa de las Américas de Cuba, a medalha mexicana do Bicentenário da Independência, o American Book Award da Universidade de Washington, os prêmios italianos Mare Nostrum, Pellegrino Artusi e Grinzane Cavour, o prêmio Dagerman da Suécia, a medalha de ouro do Círculo de Bellas Artes de Madri e o Vázquez Montalbán do Fútbol Club Barcelona. Foi eleito o primeiro Cidadão Ilustre dos países do Mercosul e foi o primeiro escritor agraciado com o prêmio Aloa, criado por editores dinamarqueses, e também o primeiro a receber o Cultural Freedom Prize, outorgado pela Lannan Foundation dos Estados Unidos. Seus livros foram traduzidos para muitas línguas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.