5 de maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa - Tomo Literário

5 de maio: Dia Mundial da Língua Portuguesa

Compartilhe

 


A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade, para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa tem por objetivo o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros".

Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio como "Dia Mundial da Língua Portuguesa".

A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 280 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. 

A língua portuguesa é a língua oficial do Brasil, ou seja, aquela que a população do país precisa saber e usar nas suas ações oficiais que se consolidam em suas relações com o Estado. Também é considerada a língua materna (a primeira língua apresentada ao falante) de milhões de brasileiros que nascem e crescem no país. Assim como a espanhola, é chamada de língua neolatina ou língua moderna e tem sua origem na língua latina.  

O português é também conhecido como língua românica, sendo a quinta língua mais falada do mundo, e faz parte das línguas oficiais da União Europeia, Mercosul, União das Nações Sul-Americanas e União Africana.

O idioma tem sua história ligada ao galego-português, língua falada na Idade Média, nos territórios de Galiza e em Portugal. Essa língua é encontrada na poesia lírica peninsular em obras de trovadores como o Cancioneiro da Ajuda, Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa. Posteriormente, essa língua passou a ser falada em outras partes do mundo, e isso se deve ao fato de que essas partes foram conquistadas e sofreram influência da colonização.

No período de 1350, começa a extinção da língua galego-portuguesa, que citamos acima. A evolução do português se dá em dois grandes períodos, um que podemos chamar de arcaico (que vai até Camões, século XVI) e outro que podemos classificar como moderno (a partir de Camões). Já no século XVIII e início do século XIX acontece o período de transição entre o português clássico e o português contemporâneo.

Entre as línguas românicas, o português, depois do espanhol, é a mais divulgada e ultrapassa o francês em números de falantes.

Os países que tem português como língua oficial são: Brasil (América), Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe (África), Timor-Leste (Ásia) e Portugal (Europa).

Nessa data, para comemorar o uso da língua portuguesa, são promovidos encontros com escritores, conferências, transmissão de filmes, recitação de poesia, contação de histórias e uma infinidade de atividades que tenham como eixo central o uso do português.

Nas escolas, os docentes podem propor e organizar atividades com os alunos, tais como: promover a semana da língua portuguesa com uma diversidade de atividades que falem sobre a língua, reproduzir filmes ou documentários que tratem da história da língua portuguesa, propor concursos de redação, contos ou poesias, entre outras atividades.

Fernando pessoa escreveu no Livro do Desassossego, por meio do heterônimo Bernardo Soares: “Minha pátria é a língua portuguesa.”

1ª Gramática da Língua Portuguesa / Foto: Reprodução



Curiosidades:
  • A primeira gramática de língua portuguesa foi Grammatica da lingoagem portuguesa, de Fernão de Oliveira, lançada em 1536.
  • No século XVI, devido às descobertas que vieram pela colonização, uma das imposições feitas, pelos portugueses foi a língua. Para expandi-la, os colonizadores começaram a produzir gramáticas e buscaram o modelo na gramática latina, que, por sua vez, baseou-se na gramática grega.
  • A segunda gramática da língua portuguesa foi Gramática da língua portuguesa, de João de Barros, cuja primeira edição é de 1540, que segue também o modelo latino, uma vez que, segundo o próprio gramático português, o uso dos termos da gramática latina deve-se ao fato de os portugueses serem “filhos” dos latinos.
  • A gramática da língua portuguesa no Brasil mudou durante séculos em relação ao conteúdo, ortografia, entre outros aspectos. A última mudança nesse sistema gramatical ocorreu a 18 de dezembro de 1971 pela Lei nº 5.765, quando a NGB – Nomenclatura Gramatical Brasileira – foi estabelecida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages