Dia Mundial da Poesia - Tomo Literário

 


O Dia Mundial da Poesia é comemorado em 21 de março. A data foi escolhida na XXX Conferência Geral da Unesco, no ano de 1999.

A iniciativa teve o objetivo de dar um “reconhecimento e impulso novos aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais”, segundo informa a ata da conferência.

A Unesco, por meio de seu diretor ou diretora-geral, dá indicações da importância do dia 21 de março e do que ele comemora quando cita poetas. Em mensagem de 2016, a diretora-geral Irina Bokova disse: “Hoje, eu aplaudo os profissionais, atores, contadores de histórias e todas aquelas vozes anônimas comprometidas com e por meio da poesia, realizando leituras nas sombras ou nos holofotes, em jardins ou nas ruas”.



No ano seguinte, 2017, ela escreveu: “Ao celebrar a poesia hoje, nós celebramos nossa capacidade de nos unir, em um espírito de solidariedade, para escalar ‘os cumes nebulosos do nosso tempo’”.

Já no ano de 2018, a diretora-geral Audrey Azoulay declarou: “Este dia é também a ocasião para se prestar homenagem a todas as pessoas que trazem à vida essa importante arte: os poetas, é claro, mas também os tradutores, editores e organizadores de leituras e festivais de poesia”.

No dia 21 março o mundo homenageia a poesia, o poeta e a poetisa. Trata-se de um dia de reflexão sobre as inúmeras temáticas que perpassam os versos de todos os poetas e poetisas do passado e do presente.

E viva a poesia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages