O Livro Completo de Bruxaria - Raymond Buckland - Tomo Literário

O Livro Completo de Bruxaria - Raymond Buckland

Compartilhe

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland - Tradições, Rituais, Crenças, História e Prática, foi publicado pela Editora Pensamento em 2019. A edição especial do curso clássico de Wicca tem tradução de Denise de Carvalho Rocha e 568 páginas.

O livro, também chamado de Big Blue, como afirma o autor na introdução da obra, apresenta detalhes de práticas, que passam pela cura, divinação, herbologia e, claro, magia; tão associada aos praticantes de bruxaria. O autor destaca que ela (a magia) "só deve ser praticada se de fato houver uma necessidade real", ou seja, não como exibição ou por brincadeira ou para provar que magia funciona.

A presente edição é comemorativa pelos vinte e cinco anos desde o lançamento original da obra de Buckland. O autor começa a obra explanando sobre a história e a filosofia da bruxaria. Fala, portanto, das práticas do passado, sobre a rivalidade impetrada pela Igreja contra os wiccanos e outros pagãos. "Aos olhos da igreja, os pagãos eram obviamente adoradores do Demônio!". Contudo, o autor desfaz essa visão para os leigos e esclarece o culto wicca.

Dentro dessa primeira etapa o autor aborda ainda sobre a conexão com a natureza e  relaciona os treze princípios da Crença Wiccana, cuja doutrina máxima prega: "Faça o que quiser, mas não prejudique ninguém". Raymond Buckland reafirma a necessidade de estar preparado e se preparar, uma vez que bruxaria é, antes de mais nada, uma religião.

A cada capítulo apresentado, chamado de lição, temos um questionário que finaliza as passagem para que o leitor possa testar seu conhecimento sobre o que foi tratado ao longo daquele capítulo, além de apresentar leituras complementares que podem ser utilizadas para que você aumente o seu conhecimento sobre os temas abordados.

As divindades e os nomes que recebem são apresentados, o que inclui o culto à divindade feminina e masculina, posto que tudo na natureza tem os dois extremos, logo ambos são necessários para que haja a garantia do equilíbrio. A reencarnação e o karma também são tratados nessa etapa da obra. 

O tempo, sempre presente em toda e qualquer religião, pode ser aberto ou fechado. Aberto, porque pode ser feito numa floresta ou numa região de mata e, portanto, garantir o contato direto com a natureza. Fechado, posto que pode ser realizado dentro da sua própria casa ou qualquer outro ambiente com paredes, portas e janelas que seja dedicado à sua prática. "Qualquer que seja o tamanho ou o formato dele, esse é o seu tempo, ou espaço sagrado". Uma abordagem sobre altar e magia, com seus estágios imprescindíveis de ocasião, sentimento e limpeza fecham a segunda parte do livro.

As ferramentas e instrumentos, vestimentas e nomes surgem na terceira etapa do livro. O punhal, a espada, o cajado, o sino e a varinha são exemplos de objetos que são tratados pelo autor. Tal qual ele também trata do que está relacionado à escolha de seu nome de bruxo, que carrega um significado de recomeço numa nova vida. O nome escolhido não precisa ser mantido em segredo, mas respeitado. Importante que o número do seu nome seja igual ao número de seu nascimento e para descobrir isso, usa-se a numerologia. No livro há exemplos de como a conta pode ser feita.

Uma das coisas interessantes da obra é que ela possui ilustrações e fotos que permitem ao leitor formar imagem sobre determinados assuntos que são tratados ao longo da publicação. Como o livro se destina a ser um manual e um curso para wiccanos o detalhamento e a forma como o autor aborda as etapas são bem condizentes para que a pessoa consiga ir aumentando gradativamente o seu conhecimento sobre bruxaria, sem contudo, deixar de ser de fácil entendimento (didático, eu diria). Qualquer termo utilizado que seja exclusivo da bruxaria é explicado ao leitor.

A prática da bruxaria de modo solitário ou com participação em covens também é abordada por Raymond, bem como os sabás, a meditação, os sonhos e seus significados e os rituais que tratam de casamento, nascimento, morte e canalização. Cada um dos temas mencionados tem uma etapa dedicada a eles em que são detalhados tanto em conceito como em práticas.


Como mencionado anteriormente há capítulos dedicados à adivinhação. "Para a pessoa leiga, parece quase mágico que alguém possa ver o futuro, adivinhar o que vai acontecer". O tarô é um dos instrumentos mais comuns e populares. Pertencente à cartomancia, a teoria mais aceita é de que o uso das cartas foi levado para a Europa pelos ciganos. O autor trata sobre a interpretação e a escriação, além de tratar de quiromancia, linha da vida, bastões saxônicos, numerologia, astrologia e outros métodos.

A lição dez é dedicada a tratar do herbalismo. Conhecimento tradicional dos bruxos sobre as ervas e suas propriedades de cura que remonta há milhares de anos. Dentro desse capítulo conhecemos uma série de ervas e suas propriedades e/ou finalidades.

A magia entra em cena no capitulo onze, em que o autor reforça o fato de que a bruxaria é uma religião e que vem depois do culto ao Senhor e à Senhora. Interessante observar que o autor dá o conceito, fala sobre a prática e adentra uma série de elementos que estão ligados com a tão aclamada magia. O poder da palavra escrita, a cura, os preparativos de rituais e a prática por bruxos solitários também aparecem no livro.

Um dos apêndices traz respostas às questões dos exercícios e outro fala sobre as tradições wiccanas. O autor convidou um representante de cada denominação para fornecerem informações básicas sobre cada uma delas, o que permite ao leitor conhecer mais sobre e ver a que define o seu caminho.

O Livro Completo de Bruxaria de Raymond Buckland é um livro que precisa ser lido, relido, consultado, analisado, pensado, estudado. Torna-se uma ferramenta de consulta e estudo para quem tem interesse em bruxaria. Além disso, vale também como uma fonte de pesquisa para quem tem interesse pelo tema. Tratando de tradições, rituais, história, crenças e de práticas, o livro mostra-se um importante manual do curso clássico de Wicca. A quem pretende estudar a bruxaria de maneira autodidata a obra atende perfeitamente. Para quem busca apenas pesquisar sobre o assunto, o livro também agrega valor. Para desfazer qualquer conceito pré estabelecido, a obra também cumpre o seu papel de elucidação e esclarecimentos.

Ressalto a forma como são tratadas as etapas. Como lições, nos permitem, com clareza conhecer profundamente cada uma das questões que são abordadas. De maneira objetiva, concisa e impecável, os conceitos que permeiam a bruxaria são apresentados de maneira transparente e inteligível. O fato de ter bastantes informações sobre cada um dos assuntos necessários para a Wicca torna a obra mais rica, de acordo com o que se propõe: ser um livro completo.

A edição da Editora Pensamento também merece ser destacada. O livro em capa dura e ilustrado torna a jornada pelas páginas ainda mais prazerosa.

Sobre o autor:

Raymond Buckland (1934 - 2017) estudou Bruxaria Tradicional Britânica com Gerald Gardner, considerado o pai da bruxaria moderna. Depois de iniciado, apresentou a Wicca aos Estados Unidos. Uma das maiores autoridades do século XX em Bruxaria, Buckland é autor de mais de sessenta livros, entre eles vários best-sellers sobre Bruxaria e temas correlatos. Ministrava cursos e palestras nos Estados Unidos afora e era convidado regular de programas de TV e rádio do mundo todo. De Raymond Buckland, a Editora Pensamento publicou O Guia da Tradição Wicca para Bruxos Solitários.

Ficha Técnica:

Título: O Livro Completo de Bruxaria
Escritor: Raymond Buckland
Editora: Pensamento
Tradutora: Denise de Carvalho Rocha
Edição: 1ª
Ano: 2019
Número de Páginas: 586
ISBN: 978-85-315-2078-5
Assunto: Bruxaria


Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.

Pages