Livros Lidos em Agosto de 2018 - Tomo Literário


O mês de agosto acabou, então é hora de conferir a lista de livros lidos.

Poemas de Vampiros, de R. F. Lucchetti, reúne poemas selecionados pelo filho do autor, Marcos Aurélio Lucchetti, e foi publicado pela Editora Clepsidra. Lucchetti é um nome bastante representativo da literatura brasileira, sobretudo dos gêneros de terror/horror e fantasia. Sua vasta produção literária inclui dois livros de poemas. Esse é o segundo deles, reunindo poemas que falam sobre vampiros, com sensualidade, sombras e desejo pela eternidade.

Publicado pela Editora Empíreo em 2018 li A Cabeça na Cama, primeiro livro de Filipe Nassar Larêdo. A obra tem uma história kafkaniana em que um homem muito distante da família e devotado ao seu trabalho, recebe a notícia de que há uma cabeça em sua cama. Ele volta da viagem que estava fazendo com a esposa e os filhos e passará por momentos inusitados tentando desvendar as palavras desconexas e inaudíveis que a cabeça pronuncia.

Li ainda As Sombras de Arkron, de Diego Canuto, publicado pela Editora Skull. Encontramos um livro de fantasia em que lendas são contadas em Nelim. Dizem que existe uma misteriosa fortaleza cheia de tesouros. Um grupo resolve ir em busca da lenda. Rirk, o protagonista, e seus amigos tem de unir forças para chegar ao destino, enfrentando perigos, inimigos, seres dos mais diversos e poderes que não imaginavam. Um ótimo livro de fantasia brasileira.


A Era dos Mortos – parte 2, desfecho da maior série de ficção brasileira: As Crônicas do Mortos. O livro é de autoria de Rodrigo de Oliveira e foi publicado pela Faro Editorial. Despedi-me de uma série que acompanhei desde o spin-off Elevador 16 e que em seu desfecho, traz Sarah e Fernando como protagonistas, tendo que liderar o grupo de sobreviventes na luta contra Otávio, o ditador que comanda o país de Ilhabela. Além dos conflitos travados contra os zumbis, os personagens tem de enfrentar também os conflitos humanos. Um encerramento magistral.

O Enterro dos Ossos, de Renata Maggessi, publicado pela Editora Coerência. Surpreendi-me positivamente com a história de um psicopata que tem um transtorno obsessivo-compulsivo por simetria. A forma que ele encontra, portanto, é corrigir as “imperfeições” que ele vê nos corpos de suas vítimas. Um livro que envolve a investigação do crime, mas que também trata das relações formada pelos personagens, numa trama repleta de reviravoltas e fatos que surpreendem o leitor.

Relatos de Sangue – A Fórmula de um Psicopata, de Jonas Zair e Hugo Renan, foi publicado pela Editora Skull. Fiquei super curioso com a identidade do assassino e como o caso se resolveria. Num acampamento estudantil Nathan mata quase todos os seus colegas e professores, e ele, o criminoso, é assassinado. Seis meses depois os sobreviventes do massacre que chamou a atenção da cidade começam a morrer. Tudo indica que Nathan esteja vivo e começa uma perseguição desenfreada para prender o assassino e revelar a sua identidade. Uma trama que prende a atenção do leitor e surpreende com um desfecho de tirar o fôlego.


Publicado pela Luva Editora li A Balada do Esquecido, de Thiago Kuerques. Nuno é músico, negro, de uma família de poucas posses, e acorda no Uruguai depois de ser baleado. Ele tem em sua companhia uma mulher a quem chama de Flor. Por meio de uma fita K-7 que traz canções gravadas ele tenta rememorar e reconstruir a sua história. Questões de uma vida difícil vem a tona, provocando reflexão no leitor.

Também publicado pela Luva Editora e parte integrante do projeto Incubadora de Sonhos, li Vidas Irrisórias, de Jonatan Magella. O livro reúne contos que tratam de pessoas que podem ser vistas na periferias de qualquer cidade brasileira. Como diz a contra-capa do livro é sobre como as pessoas lidam com sua própria irrelevância. E o fato de ter uma vida irrisória pode provocar uma série de coisas nas pessoas. Alguns encaram-na de uma forma mais avassaladora, outros ficam mais centrados apenas em si. A obra tem contos que demonstram o olhar aguçado de alguém que tem uma percepção sobre o humano.


Um Cão Chamado Jimmy, de Rafael Mantesso, foi um livro que li numa única sentada. Tem pouco texto e muitas fotos de um cachorro que recebeu o nome em homenagem a uma marca de sapatos. O livro demonstra  as fotografias criadas por seu dono e que chamam a atenção nas redes sociais, conquistando inúmeros fãs. A obra foi publicada pela Editora Intrínseca.

O Corvo, de Edgar Alan Poe, publicado pela Editora Clepsidra. A edição traz um dos poemas mais conhecidos de Poe. Esse livro traz o poema original e a tradução feita por Machado de Assis (sim, aquele de Dom Casmurro) e ilustrações de Gustave Doré. Um livro para ler, ter e apreciar.


Leituras em andamento:

A Garota do Lago, de Charlie Donlea. (Projeto #LendoCharlieDonlea)
Jardim dos Famintos, Adams Pinto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Pages