[Entrevista] Valéria Gravino - Tomo Literário


Valéria Gravino é escritora e publicou o livro Enquanto Espero pela Editora Coerência. Advogada, escreveu também o livro A Responsabilidade Tributária do Sócio na Execução Fiscal. Valéria conversou com o Tomo Literário e falou sobre seu trabalho, o mercado editorial brasileiro, a importância dos prêmios que já recebeu, novos projetos literários e muito mais. Confira.

Tomo Literário: Como foi o seu primeiro contato com a literatura?

Valéria Gravino: Sempre recebi muito estímulo para a leitura desde cedo. Colecionava livros e gibis desde criança e isso me despertava para a escrita.

Tomo Literário: Quando e como você se descobriu escritora?

Valéria Gravino: Desde criança escrevia muito, mas guardava meus rabiscos para mim, nunca me imaginei escritora. Há cerca de 3 anos comecei a publicar artigos e isso evoluiu para os livros, de forma que ainda estou me descobrindo.

Tomo Literário: Seu livro Enquanto Espero foi publicado pela Editora Coerência. Como surgiu a ideia do livro? Ele está esgotado. Terá nova tiragem?

Valéria Gravino: O Enquanto Espero surgiu de forma efêmera na minha mente. Foi criar começo, meio e fim e o escrevi em três semanas. Ele foi criado para ser curto como uma novela, mas estendi um pouquinho mais.

Pretendemos ter uma nova tiragem, ou uma nova edição com alguns acréscimos, mas ainda estamos estudando o que seria melhor.

Tomo Literário: Você é advogada e publicou o livro A Responsabilidade Tributária Do Sócio Na Execução Fiscal. Para você o que é mais difícil, escrever um livro técnico ou ficcional?

Valéria Gravino: O técnico, sem dúvida! No técnico não temos como dar muitas asas à imaginação e o rigor das pesquisas é algo bem desgastante.

Tomo Literário: Você tem participações antologias. Dos seus contos qual o que melhor define o seu estilo?

Valéria Gravino: São mais de dez antologias e fica difícil escolher apenas um, até porque já percorri gêneros diferentes como terror, policial, distopia, etc. Mas a maioria são contos de suspense, e creio que o “À luz de velas” e “A última peça”, definem o que pretendo fazer daqui para a frente.

Tomo Literário: Como você vê atualmente o mercado literário, em especial para as escritoras?

Valéria Gravino: Está bem mais aberto, mas ainda encontramos resistências e preconceitos na hora de publicar determinados gêneros, no caso das escritoras. Espero que sejam fatos isolados os que passei e ouvi de colegas, mas ainda tem muito preconceito por aí.

Mas essa queda do mercado editorial em nosso país, tem deixado preocupações além das que já temos rotineiramente, que são as dúvidas entre publicar com editoras que pagam módicas participações para os escritores, ou não pagam nada, ou seja, são pagas; ser independente e não conseguir entrar nas grandes livrarias, o que tem sido importante para o marketing do escritor iniciante mesmo que ele não fature nada ou; ficar esperando aprovações de grandes editoras por um longo tempo. Enquanto isso, escrever praticamente de graça para conquistar leitores e trabalhar duro para investir em si mesmo, com um retorno demorado e muito incerto, é um caminho bem árduo, que só quem ama o que faz não abandona.

Com toda a abertura, o mercado ainda é bem sacrificante para escritores, editoras e leitores que exigem barateamento dos livros quando é quase impossível nessa roda-viva na qual nos encontramos, sem que alguém saia prejudicado.

Tomo Literário: Você já recebeu o Troféu Cecília Meireles – Mulheres Notáveis, Troféu Carlos Drummond de Andrade – Destaques do Ano, Prêmio Excelência e Qualidade 2017 e Titulação como Comendadora, conferidos pela Associação Brasileira de Liderança (Estado de São Paulo). Qual a importância de premiações para os escritores e escritoras?

Valéria Gravino: Após esses recebi outros também. Para quem está começando como eu, é um incentivo muito grande. Na escrita técnica que é de onde vieram os prêmios citados, tem um peso muito forte e ajuda demais no marketing dos livros.


Tomo Literário: De modo geral o que te inspira a escrever?

Valéria Gravino: Histórias que ouço de várias pessoas que me levam a criar segredos inventados. Adoro criar mistérios, reviravoltas.

Tomo Literário: Você está preparando algum novo projeto literário? Pode nos adiantar alguma informação?

Valéria Gravino: Sim, estou trabalhando atualmente na finalização de um novo livro de contos totalmente voltados para o mistério e em um livro de não ficção que por motivos contratuais ainda não posso revelar muito a respeito.

Tomo Literário: Quais são os autores que você admira ou que de alguma forma influenciaram o seu trabalho como escritora?

Valéria Gravino: Jorge Amado e Aluísio Azevedo são nomes que me inspiram e que admiro muito, além de muitos outros como Monteiro Lobato, Sidney Sheldon, Dan Brown, Stephen King, Fernando Pessoa, Mario Quintana e um sem número de autores.

Tomo Literário: Que livros, de quaisquer gêneros, você recomendaria aos leitores? Está lendo algum atualmente?

Valéria Gravino: Sou leitora compulsiva e leio tudo que me cai nas mãos. Estou lendo Ponto de Impacto, de Dan Brown.

Tomo Literário: Além da escrita, quais são suas outras paixões?

Valéria Gravino: Música, cinema e viagens! Adoro!

Tomo Literário: Gostaria de deixar algum comentário para os leitores do blog?

Valéria Gravino: Gostaria de agradecer a oportunidade e pedir aos leitores que deem uma chance à nossa literatura nacional. Não vão se arrepender, temos muitos autores maravilhosos na nossa terra.

Conheça Enquanto Espero


"Enquanto espero" é um romance new adult que concorreu ao Prêmio Kindle de Literatura 2016 e concorreu ao Prêmio Oceanos 2017.

A jovem advogada Vitória, encontra dificuldades para conseguir o seu primeiro emprego, mas enfim é admitida pelo Grupo Moura Ribeiro e lá encontra Ricardo, um homem rodeado conflitos e segredos, com quem vivência um romance, no mínimo, complicado.
Durante o desenvolvimento de Vitória no grupo empresarial, muitas operações acontecem por motivos escusos e influência da família e do sócio de Ricardo, sem que ele sequer desconfie, trazendo muitas intrigas em torno dos dois e fazendo com que o romance venha a esmorecer.

Reconhecendo-se sem condições de sobreviver à dor da separação, Vitória busca na pintura e na terapia de regressão um refúgio para livrar-se de seu sofrimento, quando desvenda, a partir de uma obra de arte que liga o seu passado ao seu presente, o real mistério em torno do fim de seu relacionamento com Ricardo, identificando as forças que contribuem para que eles não se mantenham unidos.

Muitos segredos permeiam essa intrigante história, trazendo lições e acontecimentos surpreendentes com as reviravoltas de "mais um encontro" de Vitória e Ricardo.

Disponível na Saraiva e Amazon.

Página Enquanto Espero no Facebook:


Acompanhe a escritora nas rede sociais:


2 comentários:

Deixe aqui seu comentário.

Pages